quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011


 FAGOCITOSE



             Na fagocitose a célula envolve e envia partículas sólidas ao seu interior. Um exemplo bastante clássico deste processo ocorre em nosso sistema imunológico, quando os macrófagos (células de defesa) fagocitam os microorganismos patogênicos (vírus, bactérias, etc).

 COMO OCORRE                                                                                             

              Uma vez que o antígeno estiver em seu interior, a célula de defesa se autodestruirá (processo conhecido como autólise). Estas células de defesa têm a importante função de eliminar agentes agressores ao nosso organismo.

               A fagocitose ocorre em duas fases, a primeira é o processo de ingestão, no qual a célula gastará bastante energia até carregar a partícula ao seu interior. A segunda é a digestão intracelular da partícula ingerida, aqui alguns microorganismos poderão ser destruídos. Nem sempre ocorrerá autólise.

              De forma simples, podemos entender que a fagocitose é um mecanismo importantíssimo de nosso organismo que o protege contra a invasão de agentes causadores de doenças.
 
Fagocitose: importante mecanismo de defesa do organismo Opsonização

             Opsonização é o processo no qual anticorpos tumor-específicos ligam-se a seus antígenos alvos na superfície tumoral celular, marcando-as assim para a digestão por macrófagos .Isso também pode levar ao processamento e apresentação de novos antígenos tumor-específicos pelo macrófago em adição à destruição direta das células tumorais

feito por:Maria Luzimar

Nenhum comentário:

Postar um comentário